Cozinhar com crianças: educativo e divertido!

Cozinhar com crianças pode ser educativo e divertido. Conheça as nossas dicas para desfrutar e aproveitar um momento de cozinha com os mais pequenos.

As crianças são normalmente fascinadas com a cozinha e todos os utensílios e instrumentos que por lá se encontram. Panelas, tachos, espátulas, colheres de pau, recipientes grandes e pequenos. Então, porque não aproveitar este fascínio natural e puxar os mais pequenos para a cozinha?

Nunca é cedo demais para deixar as crianças colocarem as mãos na massa. Cozinhar com eles é muito mais do que simplesmente confeccionar alimentos. O facto de passarem este tempo juntos possibilitará tanto à criança como ao adulto aprender lições valiosas. Por isso, dê-lhes um avental, um chapéu de cozinheiro e deixe-os revelar o chef que há neles.

Cozinhar com crianças

Cozinhar com crianças: educativo e divertido!

O tempo passado lado a lado com os seus pequenos cozinheiros pode ser muito divertido e muitas vezes a melhor atividade para um sábado de chuva em que não podem sair à rua.  É a atividade perfeita para quando as crianças estão mais impacientes. Ocupá-los na cozinha é levá-los para uma escola disfarçada com sabores:

  • Matemática: Contar os ovos para uma receita, medir o leite ou a água podem ser excelentes formas de ajudar a desenvolver o raciocínio matemático e a aprofundar conhecimentos sobre números, medidas e quantidades.
  • Cultura: Podemos viajar através das receitas que confeccionamos juntos. Confeccionando algo tradicional de outro país podemos conversar com eles sobre costumes, línguas, paladares. Pode ainda ensinar-lhes as suas receitas de infância e contar-lhe porque é que estas o marcaram.
  • Organização: Cozinhar é ótimo para ensinar a planear a organizar. Antes de começarem a cozinhar veja a receita passo a passo com a criança e verifiquem se têm todos os ingredientes e todos os utensílios necessários. Se necessário pode até programar ir às compras com as crianças para comprar o que está em falta. Organize em conjunto com as crianças todos os ingredientes e utensílios na bancada de forma ordeira e depois distribua tarefas para que cada um tenha as suas responsabilidades.
  • Seguir as indicações: por norma, uma receita exige um rigoroso cumprimento do passo a passo é uma ótima forma de aprender a seguir projectos com principio, meio e fim.
  • Responsabilidade: A atribuição de uma tarefa na cozinha, adequada a cada idade, é muito importante para as crianças. E quando terminar a receita não se esqueça de envolver as crianças na limpeza e arrumação da cozinha.

 

Cozinhar com crianças

Estar Alerta na Cozinha

Para que as experiências culinárias sejam divertidas e dignas de boas recordações é necessário o adulto promover uma supervisão constante.

É importante:

  • Prender os cabelos compridos e arregaçar as mangas
  • Lavar as mãos antes de tocar nos alimentos
  • Atenção no manuseamento de facas e outros objetos cortantes. (evitar tarefas deste género para crianças mais novas)
  • Vigiar atentamente a utilização do fogão/forno (e em crianças mais novas deixar essas tarefas para os adultos)
  • Atenção à utilização de pequenos electrodomésticos (pode também deixar esta tarefa para os adultos se as crianças forem muito pequenas).
  • As crianças gostam de estar ao nível dos adultos, para crianças pequenas tenha um sítio seguro para onde elas podem subir (uma torre de aprendizagem Montessori por exemplo) ou então prepare um espaço de trabalho mais baixo ao nível da criança.

 

Cozinhar com crianças

Benefícios da Culinária para crianças:

Cozinhar com a ajuda das crianças é importante para incentivar a experimentar novos sabores e a ganhar hábitos de alimentação saudáveis. A partir do momento em que as crianças conhecem os alimentos fora do prato e todas as suas potencialidades, estará a ajudá-los a criar uma boa relação com a comida e a promover desde cedo os alicerces para um futuro com hábitos alimentares mais saudáveis.

Alguns dos exemplos de benefícios da culinária nas crianças:

  • Promove hábitos alimentares saudáveis;
  • Incentiva as crianças a experimentar novos alimentos;
  • Melhora a informação sobre a origem e preparação dos alimentos;
  • Ajuda à independência das crianças nesta matéria, preparando-as para o futuro.

 

 

Para iniciar as lides culinárias com os seus pequenos a Dinee pode dar-lhe uma ajuda. Os packs são simples, com instruções detalhadas, os ingredientes vêm pré-preparados e numerados pela ordem de utilização. São uma excelente forma de começar a cozinhar com os seus filhos. Conheça mais sobre as opções disponíveis neste link

O desafio está lançado, encomende um pack Dinee e comece a cozinhar com as suas crianças! Acredite, vai ser um momento didático e divertido!

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos